Idec lança site sobre Publicidade de Alimentos

3 de abril de 2019, Comentários

Na última segunda-feira (1º), o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou o site Observatório de Publicidade de Alimentos (OPA). O objetivo é fortalecer o direito dos consumidores e apoiar as autoridades competentes na identificação de publicidades abusivas ou enganosas de alimentos.

Por meio da plataforma OPA, todo cidadão aprende a identificar e pode denunciar qualquer tipo de publicidade abusiva ou enganosa (em TV, internet, rótulos, eventos, etc) que não esteja respeitando o CDC (Código de Defesa do Consumidor) ou outras regras que visam proteger o consumidor.

As denúncias recebidas pelo site serão analisadas por um comitê formado por advogados, nutricionistas e outros especialistas. Esse grupo irá analisar as denúncias, definir as estratégias de encaminhamento e divulgação dos casos e fazer o contato com os órgãos competentes que poderão dar seguimento aos casos.

O programa é uma iniciativa de membros da coalizão Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável junto com organizações e pesquisadores parceiros na agenda da restrição da publicidade de alimentos não saudáveis e da proibição da publicidade infantil.

Fonte: Idec

0
Seja o primeiro a comentar!
Escreva aqui seu comentário...