CNS lança relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde

O relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), evento que reuniu mais de cinco mil participantes em Brasília, pela defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), será lançado no dia 07 de novembro, durante a 323ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS), na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro (RJ). O evento faz parte das comemorações de 120 anos da Fiocruz.

O documento reúne 31 diretrizes, 329 propostas e 56 moções que marcaram o posicionamento do evento. O Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) participou do evento em Brasília e apresentou três moções, todas aprovadas: gordura trans, rotulagem de alimentos e agrotóxicos.

Para a nutricionista Rita Ferreira Frumento, presidente do CFN, as moções aprovadas na Conferência mostram a força dos nutricionistas, do Sistema CFN/CRN e da importância desse debate para a sociedade. “Provamos, com argumentos, que as bandeiras defendidas pela Nutrição são temas sensíveis para a população e devem ser abraçadas por outras categorias da área da saúde. Tenho certeza de que vamos avançar, sim, para que a população brasileira tenha acesso à alimentação saudável e adequada”, afirmou.

A 16ª Conferência Nacional de Saúde foi realizada de 04 a 07 de agosto, em Brasília, baseada em três eixos: Saúde como Direito, Consolidação do SUS e Financiamento Adequado para o SUS. Com a apresentação do relatório final da 16ª Conferência, a expectativa é que as deliberações orientem o Plano Plurianual 2020-2023, o Plano Nacional de Saúde e uma série de políticas públicas da área da saúde.

Serviço:
Lançamento do Relatório da 16ª Conferência Nacional de Saúde
Data: 07 de novembro, às 10h

0
Seja o primeiro a comentar!
Escreva aqui seu comentário...