Nutricionistas de AL participam do Fale com o Presidente

Com o objetivo de ouvir as demandas e inquietações dos profissionais que fazem parte do Conselho Regional de Nutricionistas 6ª Região (CRN-6), o presidente do órgão, Hillário Damázio, realizou, na quinta-feira (31), às 18h30, na Faculdade Cesmac, em Maceió (AL). Na ocasião, Hillário respondeu as principais dúvidas dos profissionais e conversou sobre a atuação do órgão. Ao todo, participaram 12 nutricionistas da região.


As principais queixas dos profissionais foram sobre fiscalização, Código de Ética e defesa dos interesses profissionais. Sobre a Fiscalização, a Nutricionista Fiscal Ingrid Caravellas respondeu as dúvidas e Hillário apresentou dados sobre a região. “Fizemos um total de 1221 visitas, passando por 78 municípios, deixamos apenas 25 sem fiscalização. E isso porque tivemos momento com apenas uma fiscal no quadro de Alagoas”, explicou o presidente.


Sobre as demandas do Código de Ética, Hillário explicou os pontos polêmicos e os resultados das orientações. “Mandamos 145 ofícios de diligências éticas, pedindo a adequação ao que determina o Código”, explicou. Ele ainda falou que foi aberta três consultas públicas para os nutricionistas de todo o País contribuírem, mas a adesão foi pequena. “Para fazer a mudança acontecer, precisamos participar. É preciso que a gente se uma. Fizemos árias consultas e menos de 10% dos profissionais participaram. Agora é uma determinação, temos que seguir”, afirma Hillário.


Ainda no encontro, Hillário chamou atenção para o engajamento do nutricionista com as causas sociais da sua profissão. “O nutricionista é o profissional da alimentação e nutrição. É preciso se empoderar do seu lugar, do seu papel social. É preciso enxergar que o nutricionista é muito mais que o emagrecimento”, destaca Hillário. Ele ainda destacou o papel da agenda parlamentar e do empoderamento político de cada nutricionista.

0
Seja o primeiro a comentar!
Escreva aqui seu comentário...